Fundamental para os cavalos atletas, de todas as idades, é o correto casqueamento. Ao casquear um casco temos a possibilidade de posicionar a terceira falange, que é o osso dentro do casco, da melhor maneira, para otimizar a biomecânica do membro, trazendo melhor equilíbrio no apoio e maior amplitude no voo, e dando mais potência na propulsão.
Distorções nos cascos, assimetrias de sola, parede ou talões podem ser corrigidos nessa fase, antes do ferrageamento. Talões assimétricos, excesso de altura nos talões, solas com perda do arco, entre outros, são distorções comuns nos cavalos de esporte.
Cascos desbalanceados podem causar desequilíbrios, sobrecargas e claudicações, muitas vezes em articulações ou tecidos moles de todo o membro, e até da coluna vertebral! Os cavalos são mestres em compensações de cargas, e se adaptam às distorções, até que tragam danos mais severos.
Atenção especial deve ser dada a essa prática, junto aos ferradores, que são profissionais fundamentais nas equipes de cavalos de esporte.